O atual Centro de Ensino Professora Neusa de Carvalho Bastos, teve como origem um programa intitulado Escola Nova. Na época, o local de funcionamento era na Rua do Flamengo onde hoje funciona o Centro de Ensino Padre Chagas. Vale ressaltar que, naquela época era conhecido como “Bandeirante”.
Em 07 de setembro de 1975, com o objetivo de atender à comunidade de Santa Inês, o então prefeito Sr. Otávio Rodrigues de Farias, inaugurou a referida escola, que em homenagem a uma ilustre professora recebeu o nome de Unidade Integrada Neusa de Carvalho Bastos, tendo como primeira diretora a professora Maria Graça Bastos Lobato que permaneceu no cargo até março de 1981.
Em abril do mesmo ano assume a função de Diretora Geral, Raimunda Nonata Pinheiro Costa, tendo como vice a professora Teresa Cristina Coelho Vieira. Nesse período funcionava o primário nos turnos matutino e vespertino, o antigo ginásio só funcionava no turno noturno.
Em 14 de setembro de 1995, foi reconhecido o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) através da Resolução 117/95 – CEE.
O Centro de Ensino Neusa de Carvalho Bastos já vivenciou momentos de sucessos, considerados uma escola pólo, foi modelo na Rede Estadual do Maranhão recebendo o prêmio de referência Gestão em 2001.
A partir de 2003, a escola passou a oferecer á comunidade o Ensino Fundamental e Médio (diurno e noturno).
Atualmente, funciona apenas o nivel médio em três turnos, atendendo no matutino 120 alunos, vespertino 240 alunos e noturno 270 alunos.A escola possui sete salas de aula, um auditório, uma secretaria, uma sala de professores, uma diretoria, uma biblioteca, uma cantina, dois depósitos, um laboratório de informática, nove banheiros, uma quadra de esportes, um pátio interno e um externo.
Quem assume a direção atual é a professora Valderice Ferreira Cabral desde 26 de agosto de 2006.
DIRETRIZES ESTRATÉGICAS PARA 2012:
VISÃO: Ser referência regional em desempenho de práticas educacionais que proporcionem educação de qualidades
MISSÃO: Garantir aos educandos excelência de aprendizagem através da elaboração coletiva e implementação de práticas educacionais inovadoras e contextualizadas, bem como a eficiência no uso dos recursos e infra-estrutura da escola, promovendo a inserção no mercado de trabalho e Ensino Superior.
FINALIDADE: Educação de qualidade para todos os educandos.